Caros leitores,
O texto de hoje teve como inspiração um filme que assisti há um tempo atrás. O filme chama-se "Corajosos" e o assisti na plataforma da Brasil Paralelo, entretanto ele também está na Netflix. O título é o mesmo no idioma original (inglês) - inclusive é um título dúbio - a coragem dos protagonistas encontra-se não somente em combater o crime (eles são policiais), mas em manter uma promessa entre eles - promessa esta que se constitui, a grosso modo, na honestidade, na responsabilidade como pais e cidadãos - em suma, a promessa de manterem-se íntegros como pessoas de bem.
A temática principal, entretanto, está no relacionamento deles com os filhos, como figuras de autoridade onde o exercício da paternidade deve se fazer presente.
O filme traz boas reflexões de como nossa vida deveria ser pautada a fim de contribuirmos para a melhoria da sociedade - cada um fazendo a sua parte.
Numa aula de filosofia do Instituto Nova Acrópole Brasil que assisti no YouTube com a filósofa Lúcia Helena Galvão, intitulada "Você tem coragem de pensar diferente?", foi trazida a ideia que a maioria de nós somos pessoas de bem. Para tanto, ela pede que reflitamos sobre todas as pessoas que conhecemos, que cruzaram nossa caminhada até hoje, nossos familiares, amigos e percebermos que a maioria delas são pessoas de bem - não são perfeitos, mas podemos dizer que não praticam, em sua maioria, maus atos.
Assim, o título que dei para esse texto foi também inspirado pelo título dessa aula: "Você tem coragem de ser uma pessoa de bem?"
A meu ver, uma pessoa de bem é aquela que é verdadeira, honesta, responsável, altruísta, que não julga o outro, entre outros adjetivos. Ela não é perfeita, mas esforça-se para ser melhor a cada dia.
Então, será que é necessário ter coragem para ser uma pessoa de bem? Eu creio que sim.
Em primeiro lugar é preciso pensar por si próprio e não contaminar-se com ideias alheias que estão na moda e que muitas vezes adotamos para podermos nos sentir pertencentes a um grupo ou ao mundo. A moral e o ser bom faz parte de um conjunto de ideias que fomos adquirindo no decorrer de nossa vida e combinando com nossa personalidade, através da educação familiar e social. Não é qualquer ideia que nos torna uma pessoa de bem.
Uma das características que listei da pessoa de bem foi a de sermos altruístas.
Sempre, ao tomarmos uma decisão, buscamos nossos próprios interesses, eu digo sempre porque mesmo que nos movamos em direção ao interesse alheio, esse movimento também é de nosso interesse, principalmente se aprendemos ao longo do tempo que o outro é um igual a nós - quando aprendemos que o que fazemos ao outro fazemos a nós mesmos, quando nos colocamos no lugar do outro e tentamos compreender porque ele é como é e porque age como age. Na minha opinião, uma pessoa de bem deve ter essa característica.
A pessoa de bem deve aceitar o outro como é, e obviamente realizar em si o seguinte: fazer ao outro o que gostaria que fizessem para com ela.
E aí, você tem coragem de ser uma pessoa de bem?
Boa reflexão!