Caros leitores,
O segundo princípio em que se baseia toda a Filosofia Hermética é o princípio da Correspondência: há sempre uma correspondência entre as leis do Universo e os fenômenos dos muitos planos do Ser e da Vida.
"Assim em cima como embaixo; assim embaixo como em cima" - essa máxima muitos já devem ter ouvido, certo? Mas o que é em cima e o que é embaixo?
Esse axioma hermético é a "aplicação e manifestação universal nos diversos planos do universo material, mental e espiritual: é uma Lei Universal."
Eu entendo que esse princípio tem a ver quando juntamos alguns conhecimentos que de início podem parecer diferentes mas que levam a um conhecimento mais amplo e profundo. Por exemplo, "o conhecimento dos Princípios da Geometria permite que um homem, sentado em seu observatório, consiga medir as distâncias e os movimentos das estrelas distantes...Então o conhecimento do Princípio da Correspondência permite que o homem raciocine com inteligência e avance por um caminho que o leve do Conhecido ao Desconhecido."
"Assim em cima como embaixo" significa que "os fenômenos de um plano podem ser empregados na solução dos enigmas de planos superiores ou inferiores."
Assim, refletindo sobre a afirmação acima, podemos e deveríamos superar leis inferiores aplicando leis superiores, certo? Mas como fazemos isso? Bem, se fazemos parte do Todo e O temos dentro de nós, basta acioná-lo para compreendermos ou melhor, para nos familiarizarmos com as leis superiores, uma vez que o Todo são essas Leis Superiores. O.K.! Mas, afinal de contas, como fazemos isso?
No meu entender, participando da Harmonia do Todo, do Cosmos. "Assim em cima, como embaixo" - se o Todo é harmônico ele está envolto em Beleza, Bondade, Disciplina, Caridade, Misericórdia, Leveza, Tranquilidade (às vezes até temos que ter momentos de turbulência quando a Ordem é afetada). Esses são alguns exemplos que fazem do Universo ser harmônico.
Se "em cima" é assim, o "embaixo" deve "imitá-lo" para adquirir a tal harmonia, não é mesmo?
Então, vou repetir o que já disse nos textos anteriores: uma boa prática para esse intento é a meditação, ou até melhor, a contemplação - deixemos de lado por momentos as redes sociais, os celulares, as reuniões sociais ruidosas, as festas, as películas violentas e cheias de ação e suspense dos canais de streaming e nos entreguemos à meditação: pode ser ouvindo uma melodia suave, pode até ser uma meditação guiada - ou nos entreguemos a leitura de um livro com temas profundos onde temos que parar para refletir sobre suas ideias; acalmemos nossas mentes na contemplação de um jardim, de uma floresta ou um bosque, ou até nas ondas de uma praia pouco frequentada longe dos burburinhos...
Para que o "embaixo" possa captar o "em cima" há que se ter quietude para entender as entrelinhas do Cosmos.
Quando falo desses exemplos de meditação/contemplação entendo que me refiro aos momentos de solitude, de nós conosco mesmos, buscando respostas em nosso interior. Mas, e quando estou com mais pessoas, minha família, meus amigos, numa festa, numa palestra, numa aula? Em todas essas situações não estou só e então como abarco as Leis Universais?
Bem, a primeira dica é falando menos e ouvindo mais - fazendo quietude interna e falando só o necessário (estou aprendendo a duras penas, eu que costumo falar muito, mas tenho notado que me sinto mais calma, mais em paz, quando falo menos, vai a dica...)
Na próxima semana teremos a segunda parte do segundo princípio - o Princípio da Correspondência - veremos que neste princípio tudo está relacionado com tudo. "Nada acontece por acaso" - como dizem.
Boa semana e boa reflexão!