Olá leitores,
Durante a semana passada imaginei sobre o que escrever e então tive um desses pequenos prazeres que todos nós vivenciamos vez ou outra em nossa existência. Assim resolvi elencar alguns deles, para que vocês possam perceber como esses momentos existem aos montões e que geralmente não damos atenção, mas que melhoram o nosso dia, nosso humor e são importantes para a saúde física, mental e espiritual. Que tal notarmos sua presença e de quebra, agradecermos ao Cosmos por eles?
A ideia de escrever sobre isso ocorreu-me na sexta feira passada - passei o dia fazendo faxina em meu consultório no centro da cidade; estava calor e quando voltei para casa percebi e me regozijei com um pequeno prazer da vida - um banho. Sim, um simples banho após um dia de trabalho cansativo é uma benção!
Aí vão outros:
Caminhar na praia, descalça com os pés na água (só de imaginar esse ato me sinto relaxando e até ouvindo o barulho do mar...).
Acariciar um gato e ser correspondida por ele (serve qualquer animal, eu gosto de gatos, borboletas, besouros, formigas, aliás, adoro insetos).
Acordar antes do sol nascer e "ouvir" o silêncio (acordo todos os dias as cinco horas da manhã) e ver o sol nascer - dependendo da época do ano, o céu fica rosa, marrom claro, amarelo e até lilás.
Tomar o café da manhã admirando os pássaros comendo no comedouro - em casa já tivemos muitos visitantes ilustres: saracura, pica pau amarelo, pica pau vermelho, alma de gato, gavião pinhé, jacutinga, coruja (mocho), filhote de carcará, guache e os usuais, que vem todos os dias: sabiá laranjeira, tico-tico, sanhaçu azul, corruíra, asa branca (pombão), saíra preciosa, pardal, rolinha, juriti, bem-te-vi, joão-de-barro, periquito (maritaca),
Tomar café numa cafeteria ou doceria com o amigo ou amiga para trocar ideias sobre variados assuntos e por que não, sobre assuntos em comum - estar com os amigos nem é considerado por mim, um pequeno prazer, mas um grande prazer.
Caminhar pela cidade observando as árvores (minha paixão), as flores, as plantas - e inebriar-se com as formas, as cores, os tamanhos e os perfumes.
Ler - sem comentários. Ler livros e não apenas e-mails e mensagens na internet.
Viajar (isso incluo qualquer lugar do planeta, serve até ir a algum lugar na cidade em que moramos e onde nunca fomos, lugares novos). Eu tinha uma amiga, hoje já falecida, que me disse uma ocasião que quando alguém a convidava para sair ela já pendurava a bolsa no ombro - nem precisava dizer para onde iria - não importava - o importante era viajar.
Tomar um cafezinho após o almoço.
Comer pipoca assistindo um filme na TV.
Perceber que uma nova flor floresceu no jardim de sua casa (hoje vi uma nova ipomeia rosa que se abriu).
Dormir com pingos de chuva tamborilando no telhado.
Tomar chocolate quente no inverno.
Caminhar num bosque entre as árvores (moramos perto de um bosque e todos os dias ou quase todos os dias vamos caminhar nele após o almoço). Estar entre árvores, flores, plantas, borboletas, aranhas, insetos, pássaros não tem preço.
Em verdade minha vida é tão repleta de pequenos prazeres que concluo que é um prazer viver!
E você? Quais são os seus pequenos prazeres? Compartilhe.
Boa semana!