quarta-feira, 5 de junho de 2024

INCONFORMAÇÃO X FÉ

Caros leitores,

O texto de hoje é, praticamente, uma continuação do texto da semana passada sobre a revolta - também foi baseado num livro de Ermance Dufaux (as frases em itálico são dela).

Uma maneira mais efetiva para trabalharmos nossa revolta, nossa inconformação perante certos fatos e/ou pessoas na vida é a fé.

Jesus nos disse que tudo seria feito segundo a nossa fé - cada vez que curava uma pessoa dizia que foi a fé que a salvou.  Nada mais verdadeiro - somos aquilo que acreditamos.  Usemos esta mesma fé para lidar com a inconformação.

A fé é um sentimento abstrato e muitas pessoas acreditam que ou se tem fé ou não se tem. É compreensível até certo ponto pois não é uma coisa palpável, mas eu acredito que ela possa sim ser obtida através de alguns tipos de pensamento, atitudes, de comportamentos.  Assim como a felicidade, que deve ser construída passo a passo, a fé também deve seguir esse esforço - existem pessoas em que a fé já vem naturalmente, é quase inata; mas existem outras pessoas onde ela quase inexiste - há que se mudar a maneira de pensar.  Talvez esse texto e essas afirmações possam ajudar alguns de vocês a praticar o exercício da fé e habituar-se a ver a luz em todas as situações.

"A fé abre os olhos para a luz do otimismo.  A inconformação fecha-os no clima de tristeza." Busquemos a alegria, o otimismo quando não conseguimos mudar uma situação ou uma pessoa.  Acreditemos que ela está lá para te ensinar alguma coisa e que na vida tudo passa, tudo evolui e que não vale a pena buscar momentos de tristeza.

"A fé alimenta a esperança.  A inconformação multiplica a energia do derrotismo." Com esperança a vida fica mais leve ao passo que o derrotismo nos deixa mais pesados.

"A fé impulsiona o avanço.  A inconformação aprisiona os talentos." Quanto talento desperdiçado quando insistimos em permanecer inconformados com alguém ou alguma coisa!

"A fé cria movimentos na direção do destino.  A inconformação altera a rota no rumo da desorientação." A fé traz equilíbrio; em contrapartida, a inconformação nos tira da meta a ser alcançada.

"A fé aprimora o raciocínio.  A inconformação o confunde." Quando estamos inconformados perdemos a razão; é difícil pensar, refletir quando não aceitamos as coisas como se apresentam.

"A fé realiza. A inconformação desanima." A fé é puro otimismo, enquanto que a inconformação traz desânimo.

"A fé é o fio condutor da vida.  A inconformação é o clima mental a caminho da morte."

"A fé desabrocha a melhor parte de si mesmo.  A inconformação estimula a sombra interior." A fé traz à tona nossa melhor parte, ao contrário da inconformação.

"A fé é sentimento que alivia a dor.  A inconformação é a incubadora da aflição e da angústia." Quando acompanhados da fé a dor é menor.  Quando acompanhados da inconformação trazemos em nós aflição, desassossego, angústia e ansiedade.

"A fé é uma atitude de sabedoria.  A inconformação é a expressão da revolta."

À frente da revolta, ou da inconformação escolhamos o sentimento da fé, pois este nos oferecerá o clima emocional adequado para continuarmos a trilhar nosso caminho em direção ao nosso objetivo - quando inconformados com alguém ou alguma coisa saímos de nossa rota evolutiva.

Dufaux afirma que "é compreensível que as provas da vida tentem lhe subtrair a força da alegria, entretanto, optar pela inconformação é algo semelhante a carregar pesadas correntes, que impedem decisivamente suas asas espirituais da inteligência e do sentimento de voarem em busca da solução e da liberdade."

Boa semana!

 

Um comentário:

VISITA A SÃO PAULO

Caros leitores, Este ano, em nossa ida para Sampa para visitar amigos que lá deixamos, visitamos 15 pessoas.  O ano passado ficamos 6 dias e...