quinta-feira, 15 de agosto de 2024

UM DOMINGO AZUL BRILHANTE

 Caros leitores,

Domingo passado, meu marido e eu, fomos passear no Largo da Ordem.  Para quem não é de Curitiba, nesse local, aos domingos, há uma feira de artesanato bastante visitada pelos turistas.

Foi um dia muito prazeroso; no inverno o céu fica bem azul e o sol brilha com todo o seu esplendor aqui em nossa montanha - Curitiba está a apenas 1.000 metros do nível do mar.  Para mim é uma montanha - o sol queima bastante e quando não chove o clima fica bem seco.  Eu, particularmente, prefiro Curitiba com chuva.  Em São Paulo onde morava fica a 750 metros - então aqui é uma montanha.

Na feira haviam barracas novas que não conhecia desde a última vez que fomos há uns 8 anos atrás.  Os artesãos estão cada vez mais criativos e gostei de muitos objetos.

Meu marido e eu ficamos bem felizes de caminhar nesse dia de céu azul brilhante; conversamos com muitas pessoas e até assistimos uma parte de uma apresentação de danças étnicas que ocorria no Memorial de Curitiba.

Às vezes, esqueço de como gosto de morar aqui - e nesses momentos, nesses passeios que até ouso dizer, turísticos percebo o quanto sou mais feliz aqui do que em qualquer outro lugar.  Alguns textos atrás queixei-me da "destruição" do bairro onde moro - uma obra interminável que parece sufocar a  minha admiração por Curitiba.  Entretanto, adoro andar no centro da cidade - geralmente os centros de grandes metrópoles não são tão bonitos e agradáveis.  Meu consultório fica no centro e por conta de ter hoje mais atendimentos online do que presencialmente, não tenho ido muito - mas faço questão de, no mínimo, ir uma vez por semana só para caminhar pela cidade - ir nos sebos, ao banco, comprar alguma coisa na XV (a rua XV de Novembro - é um calçadão), almoçar - para mim, caminhar na Praça Osório é gratificante - o centro de Curitiba para mim é bonito.

Assim, esse passeio de domingo trouxe-me todas essas reflexões sobre como gosto de morar onde moro atualmente - gosto de minha casa de madeira, do nosso jardim, nossas árvores e seus pássaros visitantes, gosto dos amigos que aqui cativei, da cultura, dos concertos de música clássica do Teatro Guaíra, do cinema, enfim, gosto de Curitiba. 

E você, gosta da cidade onde mora?

Boa semana!

3 comentários:

  1. Não gosto do centro de Curitiba. Lembra etapas não muito agradáveis do passado como ambientes de trabalho. Também não gosto das ruas cheias de gente por isso moramos numa cidade pequena do litoral. Nossa casa aqui inclusive é de madeira. Aconchegante e arejada como a casa de minha infância.

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto muito de morar em Curitiba , mas prefiro os parques. 😘

    ResponderExcluir
  3. Bom dia moro em Diadema SP estou a 20 ano neste local me sinto como no interior pois fico a 1km da represa o ar me faz muito bem e aí mesmo tempo estou a 15 minutos do Jabaquara metrô então tudo está perfeito gratidão

    ResponderExcluir

VISITA A SÃO PAULO

Caros leitores, Este ano, em nossa ida para Sampa para visitar amigos que lá deixamos, visitamos 15 pessoas.  O ano passado ficamos 6 dias e...