sábado, 3 de janeiro de 2026

SANTUÁRIO

 Olá leitores amigos,

O texto de hoje é de autoria de J.Tucón.

No artigo anterior do blog falou-se sobre um jardim.  Trata-se do jardim da casa onde moro.  Neste texto, gostaria de fazer algumas considerações a respeito de uma pequena reserva florestal onde frequentemente caminho e fotografo.

Trata-se da floresta do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, em Curitiba.

Floresta é Santuário.

Ao se entrar num santuário a atitude deve ser de silêncio e reverência para que o Espírito da Natureza se manifeste. Não faz sentido algum levar grupos de crianças agitadas a pretexto de lhes proporcionar "educação ambiental". Há que se impor o silêncio e a reverência diante do sagrado da Natureza.  

Ora é o som distante de um pica-pau a bicar a casca de uma árvore.

Quando menos se espera, uma saracura começa seu canto bem alto.

Às vezes, depois de um silêncio sepulcral, uma araponga martela o vazio acompanhada do roer de uma cutia num pinhão.

Não há compasso, não há ritmo, não há "música"; tudo é aleatório, mas é algo imensamente libertador para a mente e para o espírito. Lembra as composições de John Cage, a meu ver o maior compositor erudito do século XX.

Tive a satisfação, há anos atrás, aqui em Curitiba, de estar num concerto de suas músicas, só com dois pianos.  Longos silêncios cortados por acordes dissonantes, inesperados e aparentemente sem relação entre si.

Cage encontraria o seu ápice na peça "4 minutos e 33 segundos de silêncio", onde o intérprete permanece por esse tempo com as mãos suspensas sobre o piano.  Decorrido esse tempo, simplesmente fecha a tampa.

Ah, mas eu paguei o ingresso... E daí?

E daí? Levaram o pimpolho até a reserva florestal e o obrigaram a ficar em silêncio, talvez por mais de 4 minutos e 33 segundos...  Não o deixaram pular, gritar, correr...

E se fosse numa catedral, ele iria pular, correr e gritar?

Boa semana!


Fotos: "Bosque da Imbuia" Architecture of Nature/J.Tucon


J.Tucón

Fotógrafo da Natureza há mais de 10 anos. Colunista de Fotografia no Jornal online Central Sul de Notícias. Fotos em exibição virtual na Galeria Saatchi Art (Londres) - saatchiart.com/jtucon









Um comentário:

  1. Conheço o santuário. Tive o privilégio de conhecê-lo em silêncio. 🙏

    ResponderExcluir

"EU TENHO UM SONHO..."

Olá leitores, Os meus sonhos não são tão grandiosos quanto o sonho de Martin Luther King em seu discurso. Os meus sonhos são voltados ao meu...