Olá amigos,
Hoje versarei sobre um tema bastante recorrente entre todos, principalmente no Brasil - educação! Todas as pessoas sabem que, para que nos tornemos pessoas de bem, satisfeitas com nossas vidas, atuantes, ou seja, felizes, necessitamos desde o início de nossas vidas, apoio, intuição, aprender como usar nossa mente, em suma, precisamos da educação para crescer e interagir no mundo.
A palavra educação no dicionário Aurélio, tem nove definições. Reproduzirei três delas que me pareceram mais sensatas de acordo com minha opinião:
1. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.
2. Aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas.
3. Conhecimento e prática dos usos de sociedade: civilidade, delicadeza, polidez, cortesia.
Na primeira definição a educação está descrita como um processo de desenvolvimento; sendo um processo ela é contínua - diria que nos educamos constantemente até o fim de nossos dias.
Já na segunda definição, a educação aparece como aperfeiçoamento integral - eu diria que aqui é como se já a tivéssemos e precisássemos aperfeiçoá-la integralmente.
E, na terceira definição que escolhi, a educação é um conhecimento das regras da sociedade.
Com tantas definições aparentemente diferentes, podemos compreender porque sempre falamos como a educação é importante e como ela sempre aparece como um plano futuro, pelo menos, no quesito político do termo e de sua aplicação - é como se sempre ela tivesse sido falha até hoje.
Há uma outra definição também no dicionário que a define como ensino, instrução. Assim, em minha opinião, acredito que instrução, ensino são responsabilidades de escolas e instituições de ensino, e, educação é de responsabilidade do lar, do meio ambiente - obviamente os dois responsáveis , a escola e o lar, podem trabalhar juntos para ajudar cada infante em sua caminhada vida afora.
Já li muitos livros sobre educação de crianças. Atualmente, um que me chamou a atenção, embora não conte nenhuma novidade nessa área, mas me trouxe reflexões, foi o livro "Transformando o Sofrimento em Alegria" de Sri Prem Baba.
Apesar do nome do autor, ele é brasileiro, estudou na Índia, tornou-se um líder espiritual e ministra palestras no Brasil e na Índia com a intenção de ajudar pessoas em sofrimento. Há controvérsias sobre sua índole como ser humano - a revista Veja escreveu um artigo relatando fatos não muito bons de sua pessoa - fatos estes que ele aceitou como sendo deslizes de sua parte, os quais foram resolvidos.
Assim, após essa breve biografia de sua pessoa, deixando os preconceitos de lado, mas atendo à sua obra e não à sua pessoa, neste livro há um capítulo intitulado "A educação da nova era".
Neste capítulo, ele relembra a todos nós que, as crianças de hoje herdarão o planeta amanhã e que se faz urgente as educarmos para que, ao menos, o planeta continue existindo... Um dos pontos primordiais é ensiná-las sobre espiritualidade.
Espiritualidade aqui não colocada como crença religiosa - mas como uma compreensão do mundo, de sua natureza e de sua relação com esse Universo - espiritualidade é uma maneira de olhar para esse Universo com gratidão, com êxtase, com contentamento - aprender sobre a geografia, a biologia, a cosmologia - ajudar nossas crianças a serem questionadoras e que elas possas refletir sobre o que é estarem vivas.
Prem Baba acredita que "Hoje, tudo o que elas (as crianças) aprendem em casa e nas escolas é a manipular a matéria, de maneira totalmente desvinculada de seu universo psicoemocional e sem nenhuma conexão com o mistério maior. As muitas crianças que recebem orientação religiosa em casa ou em igrejas obtêm apenas noções dogmáticas e moralistas do que é certo ou errado, mas nunca são estimuladas a observar a si mesmas e acessar a divindade que as habita." Para ele, "a educação deve levar em consideração a dimensão espiritual do indivíduo, além do universo psicoemocional. E o maior desafio para os pais e educadores é entender o aspecto sagrado dessa missão."
As crianças aprendem pelo exemplo. "Ela aprende a partir do que você faz, não do que você diz".
Neste tópico, há um outro livro muito bom de Sal Severe "A Educação pelo Bom Exemplo" - é uma coletânea de histórias divertidas e idéias práticas contadas pelos próprios pais. Aliás, este livro é tão bom que, provavelmente, escreverei alguns textos de suas idéias futuramente. Esse livro é de 1997 e continua muito atual. Afinal de contas, a humanidade evolui a passos lentos.
Por hoje é só. Que possa trazer reflexões a todos. Voce tem outras boas idéias sobre educação que gostaria de compartilhar?
Até a próxima semana.