quarta-feira, 4 de novembro de 2020

VOCE CUIDA DE SI MESMO?

Amigos,

Hoje vamos voltar ao livro de Jordan Peterson "Doze Regras para a Vida" - Regra 2: "Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade."

O enunciado desta regra parece estranho (em inglês tem mais sentido) entretanto, trocando em miúdos seria aquela pessoa que cuida muito bem dos outros, mas não cuida de si próprio.  Como exemplo temos aquela pessoa que leva o pet no veterinário quando este não está bem, mas é incapaz de ir ao médico quando necessita.

O amor próprio é necessário para se ter uma vida mais plena e gratificante.  Sempre falamos muito do egoísta, daquele que pensa só em si próprio, mas nunca falamos daquele que não tem autoestima, que se trata mal; muitas vezes até o egoísta se trata mal - este, quer tudo para si, contudo nem sempre sabe do que gosta e do que é salutar para si mesmo.

O "segredo" da autoestima é saber a que se ater.  É saber do que gosta ou não gosta para poder fazer escolhas que irão trazer benefícios e equilíbrio ao cotidiano.

Embora admire a mente de Jordan Peterson e suas ideias, ele é prolixo em seus escritos.  Para chegar a uma conclusão sobre o que ele acredita, ele "viaja" longe no tempo.  Talvez essa seja a imagem de um bom escritor e pensador - através das páginas de seus livros, refletimos, chegamos a algumas conclusões e desse modo, evoluímos.  Muitas vezes não concordamos, mas isso não importa - o fundamental é a reflexão e posteriormente o crescimento pessoal.

Assim para nos explicar porque alguns de nós não nos tratamos bem da mesma maneira que tratamos os outros (no caso, nosso pet do exemplo) ele vai até o livro do Gênesis da Bíblia - a criação do mundo pela vontade (palavra/verbo) de Deus.

Depois de criar a natureza e o homem, temos a saída de Adão e Eva do Paraíso por terem comido a fruta proibida (o conhecimento).  "Eles se cobriram porque perceberam que estavam nus".  Simbolicamente esse mito da nudez significa que o homem adquiriu o conhecimento sobre si mesmo (por isso notou que estava nu) e que cometeu o "pecado", também chamado de "pecado original", pois desobedeceu a ordem de Deus.  Assim o ocidente "começou" a civilização com o "pé esquerdo", vamos colocar dessa maneira.  Todos nós, mesmo aqueles que não acreditam em Deus, que não possuem nenhuma religião ou mesmo outra religião que não seja o Cristianismo acaba "embarcando" nessa ideia que permeia o inconsciente da humanidade desde o início dos tempos - de que não somos bons o suficiente para viver nesse Planeta.

Nesse ponto Peterson afirma "Se desejamos cuidar de nós mesmos adequadamente, deveríamos nos respeitar - mas nós não o fazemos, porque somos - mesmo sem percebermos conscientemente - criaturas caídas."

Apesar do livro do Gênesis trazer essa ideia sobre o pecado, a "desobediência" a Deus, ele também afirma que o homem foi feito à semelhança de Deus - então aproveitemos essa imagem e compreendamos que todos nós temos uma parte do divino em nós.

Peterson continua: "Nós merecemos algum respeito. Você é importante para outras pessoas, tanto quanto para você mesmo. Você tem um papel vital no desdobramento do destino do mundo. Você deveria cuidar, ajudar e ser bom para você do mesmo modo que você cuida, ajuda e é bom para alguém que você ama e valoriza.

Trata a si mesmo como alguém que você é responsável por ajudar é considerar o que seria verdadeiramente bom para você. Isso não é o que você quer para você; tampouco o que faz você feliz. Quando você dá um doce a uma criança a faz feliz - entretanto feliz não é a mesma coisa que bom.  Você deve fazer com que as crianças escovem os dentes.  Elas devem colocar suas roupas de neve se quiserem ir lá fora para brincar, mesmo que elas relutem muito em fazê-lo.  Você deve ajudar uma criança a se tornar virtuosa, responsável, um ser consciente de si - ajudá-la a ser capaz de cuidar de si e dos outros e sentir-se bem fazendo isso.  Por que você acha aceitável fazer menos que isso por você mesmo?"

Como eu afirmei no meu texto "Educação", as crianças aprendem mais pelo exemplo e menos por aquilo que falamos para elas.  Em realidade, todos nós aprendemos com todos e com tudo em todos os momentos.  

No futuro deveríamos ter o seguinte pensamento: "Como seria minha vida se eu cuidasse de mim adequadamente?"

Para responder a essa pergunta, você deve se conhecer - saber o que te faz bem e buscar essa meta; e o que te faz mal e abandonar essa atitude.  Para tanto, você precisa disciplinar-se cuidadosamente para buscar esse autoconhecimento.  Você deve se tratar bem para poder tratar bem os outros.

"Amar o próximo como a nós mesmos" disse Jesus - Como posso amar o outro genuinamente se não me amo? Muitas vezes amamos o próximo, mas esquecemos de nós.

Peterson afirma que "você necessita saber aonde está indo; desta maneira você consegue limitar a extensão do caos em sua vida, reestruturar a ordem e trazer a força divina da Esperança para suportar o mundo.  Você precisa determinar aonde você está indo, assim  pode escolher o melhor para você, para que não termine sendo uma pessoa vingativa, cruel e ressentida.  Você tem que buscar seus próprios princípios, assim, dessa maneira,  poderá se defender dos outros que possam tira vantagens de você; desse modo você sentir-se-á seguro enquanto trabalha e também nos seus momentos de lazer.  Você deve manter as promessas que fez a você mesmo, assim poderá se sentir  mais confiante e motivado. Você necessita determinar como agir em relação a você mesmo.  Assim é mais fácil tornar-se e continuar sendo uma boa pessoa.  Seria bom fazer do mundo um bom lugar.

Não subestime seu poder de visão e de direção.  Trate bem de você.  Defina quem você é. Refine sua personalidade. Escolha seu destino."

Peterson termina essa regra citando o filósofo alemão do século XIX - Friedrich Nietzsche que disse "Aquele cuja vida tem um porquê consegue suportar quase todo o como".

Assim você pode começar a cuidar de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade.

Então, depois desse texto longo e minha pobre tentativa de resumir a segunda regra de Jordan Peterson, você conseguiu refletir sobre o tema?

Você cuida de si mesmo?

Boa semana.

 

 

 

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi removido a pedido da pessoa que fez o comentário, José Tucón.

      Excluir
  2. Por muito tempo confundi egoísmo com autoestima. Como posso auxiliar alguém se eu não estiver bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é realmente uma questão imprescindível para ajudar alguém, entretanto algumas vezes quando não nos encontramos no nosso melhor dia e ao auxiliar alguém, automaticamente nós tbm melhoramos.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É importante essa colocação: "Saber a que se ater".
    Parece que no fundo significa ser sábio em suas escolhas, inclusive saber como ocupar sua mente e seu tempo.
    Fico imaginando a maioria com a mente ocupada pelas noticias negativas da mídia que são expostas de um modo que apenas reforçam a ideia do pecado original.
    Vou terminar o comentario ao estilo da blogger, fazendo uma pergunta:
    O que voce escolhe para sua mente ? Ao que você se atém ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom José Tucón. Captou a idéia do blog. Mais reflexões como lição de casa. Vamos nos ater a cultivar bons pensamentos. Valeu!

      Excluir
  5. Na minha opinião, a questão fundamental é o autoconhecimento, analisar como estamos diante do mundo, o que pensamos, falamos e exemplificamos com nossas atitudes. Com o autoconhecimento melhoramos a nossa autoestima e aí sim podemos ajudar os outros, ninguém pode dar o que não possui. Devemos nos cuidar tanto do nosso lado moral como do material, pois às vezes esquecemos um pouco de nossa saúde.
    Belas reflexões Sônia, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcos. Voce nos lembrou que só damos o que temos. Doamos não apenas coisas materiais mas tbm nosso conhecimento e nossos sentimentos.

      Excluir

O PREÇO DA MENTIRA

Olá leitores, Recentemente assisti a um filme que me trouxe algumas reflexões. O filme era sobre um erro médico.  O título do filme era ...