sexta-feira, 12 de março de 2021

A ANSIEDADE NOSSA DE CADA DIA

 Caros Leitores,

Uma de minhas leitoras sugeriu que eu escrevesse um texto sobre ansiedade - afinal de contas, essa sensação está presente na vida da maioria das pessoas, principalmente nos dias atuais.  Então, o que é realmente a ansiedade, quais suas causas, seus benefícios e malefícios e como lidar com ela?

No dicionário Aurélio Ansiedade é: Psic. Estado afetivo em que há sentimento de insegurança.  Ansioso é aquele que tem ânsia ou anseio.  Ânsia: 1. aflição, angústia; 2. desejo ardente, anseio, anelo; 3. perturbação de espírito causada pela incerteza ou pelo receio.  Também temos a origem, o verbo Ansiar: 1. causar ânsia ou ansiedade a: oprimir, angustiar; 2. desejar ardentemente ou com ânsia, anelar, almejar; 3. ter ou padecer ânsias; 4. respirar com dificuldade ou ruidosamente, ofegar; 5. angustiar-se, agoniar-se.

Bem, vamos tentar destrinchar tudo isso.  A palavra ansiedade está na boca de muitas pessoas atualmente, entretanto esse sentimento muitas vezes é diagnosticado erroneamente.  Alguns confundem uma pessoa acelerada com uma pessoa ansiosa.

Via de regra, a ansiedade está atrelada à situações ou preocupações futuras; aliás falar de preocupações futuras é um pleonasmo, pois a ideia não é pré-ocupar-se e sim ocupar-se...

Então, quando nos ocupamos, fazemos alguma coisa, não há tempo hábil para sentirmos ansiedade, mesmo que tenhamos algumas questões futuras, pendentes a resolver.

Hammed no livro "As dores da Alma" afirma: "A preocupação pode produzir ansiedade, levando-nos, a partir de então, a imaginar fatos catastróficos.  Quando nos preocupamos com o futuro, não vivemos o agora e sofremos imensa imobilização, que toma conta do nosso presente, advinda de coisas que irão ou não acontecer no amanhã.  A reunião de todas as nossas ansiedades não poderá alterar nosso destino; somente nosso empenho, determinação e vontade no momento presente é que poderá transformá-lo para melhor. 

As situações calamitosas que imaginamos apenas se materialização, se as dramatizarmos constantemente.  Se imprimirmos com pensamentos trágicos os fatos e acontecimentos da vida, eles assumirão proporções que não tinham a princípio e, realmente, se tornarão realidade.  Criaturas trágicas atrairão certamente a tragédia."

Assim, viver o agora, trabalhando, se ocupando além de afastar a ansiedade, ainda traz um relativo bem estar.  Como dizem popularmente "o futuro a Deus pertence."

Nossa vida depende em grande parte, de nossos pensamentos - se eles são bons, cheios de esperança, mesmo que algo de ruim aconteça conseguimos compreender sua amplitude e muitas vezes, as consequências são aceitas da melhor maneira possível.  Ao contrário, se nossos pensamentos são pessimistas, esperando as catástrofes, elas fatalmente virão e, se porventura nesse ínterim, acontecerem coisas boas, nem perceberemos.  Existe um termo na psicologia chamado "profecia auto realizadora": "se refere ao processo no qual uma pessoa ao acreditar na possibilidade da ocorrência de determinados eventos contribui para que de fato eles ocorram sem perceber sua participação." (blog.opsicologo.com.br)

Encontrei na internet bons exemplos dessa ideia:

-"se uma pessoa que não se acredita capaz de concorrer a determinada vaga de emprego, pode apresentar-se a esta vaga de forma inadequada e sem demonstração de interesse que faria o selecionador acreditar que o próprio candidato não quer a vaga;

- um professor que não acredita no potencial de determinado aluno, por algum preconceito, talvez pode não aplicar tanto seu interesse, tempo e técnicas de forma a dificultar o aprendizado desse aluno;

- uma pessoa que não acredita que possua atrativos, pode vestir-se de forma tão desleixada a ponto de não permitir que seus reais atrativos sejam vistos, etc. 

Este processo não é consciente e nem sempre esta pessoa deseja que tais coisas aconteçam, mas ao "profetizar" ou seja, ao acreditar que ocorrerão, acabará por colaborar para este desfecho sem ao menos perceber o quanto interferiu no resultado." ( blog.opsicologo.com.br.)

Hammed continua "Lembremo-nos, porém, de que a imaginação serve para criarmos quadros de alegria, beleza, progresso, amor.  No entanto, se a estivermos usando para produzir tristeza, ansiedade, abandono, medo e desconfiança, o melhor a fazer é interromper o negativismo e mudar o estado mental."

Então, em relação a ansiedade, ela só acontece quando não temos bons pensamentos a respeito de situações que ainda não ocorreram.  Entendo que muitas vezes a vida nos traz insegurança, principalmente no momento atual que vivemos pois não temos o controle de nada e outras pessoas creem poder ditar regras de conduta para nós.  Nessa situação quando podemos reverter esse processo que o façamos - entretanto, em outros momentos não há o que fazer, mas "dançar conforme a música."

A ansiedade ocorre também quando não vemos "luz no fim do túnel" - então é quando perdemos a esperança e sua prima-irmã, a fé.  Assim, aqui a ideia é eliminar a ansiedade com boas doses de fé e esperança; afinal de contas foi o que sobrou na caixa de Pandora.

O ansioso possui muito pouco do sentimento da paciência.  Assim, a existência da ansiedade numa pessoa é proporcional à inexistência da paciência em sua vida.

Hammed pede que analisemos as plantas: " se quiseres que elas cresçam e se desenvolvam, limita-te a deixá-las viver naturalmente, pois, por mais que possas dispensar-lhes cuidados e zelos contínuos, somente quando estiverem prontas é que brotarão e se cobrirão de flores."

Então, ele continua: "Não queiras burlar as barreiras naturais do Universo, acalma-te, procura caminhar passo após passo, porque somente assim chegarás à serenidade que tanto procuras.

Não tentes fazer de tua vida um caminho meticuloso, calculando tua existência minuciosamente, pois estarás prejudicando o ritmo natural dos acontecimentos.

Não tenhas pressa - a paciência te ajudará a atravessar o momento de crise e os frutos do amanhã serão proporcionais à tua paciência de agora."

Para finalizar, lembremo-nos que a ansiedade é um sofrimento inútil em nossa mente e pode nos inclinar à enfermidade, prejudicando muitas oportunidades na vida - policiemos assim nossos pensamentos, assegurando-lhes a serenidade necessária para levarmos nossa vida adiante.

Você tem momentos de ansiedade em sua vida? Se os têm, como lida com eles?

Boa semana!










6 comentários:

  1. Geralmente desconto minha ansiedade na comida. Gostei da definição sobre ser uma pessoa ansiosa e acelerada. Muito interessante. Quando estou acelerada, não sinto vontade de comer a todo instante. E a paciência! Esta estou treinando com as minhas atitudes, principalmente. Acredito que a maturidade espiritual, que comentei no blog da semana anterior, tem me alertado quanto às minhas sombras.🙏

    ResponderExcluir
  2. Retificando: pessoa ansiosa ou acelerada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes na vida sou confundida com ansiosa por ser acelerada e dinâmica. Já me acostumei com as críticas. Isso não quer dizer que não tenho momentos de ansiedade. Quando eles existem minha parte orgânica sofre. Sempre é bom nos conhecermos para identificar aquilo que nos faz mal e mudar de atitude.

      Excluir
  3. Sim, com certeza tenho momentos de ansiedade, principalmente nos dias de hoje com as incertezas com relação a saúde, economia. Mas o que faço é rebater o sentimento, pois se tivermos que passar.determinada situação, vamos passar e não adianta sofrer por antecipação. Meu sogro dizia, "deixe para chorar quando ver o defunto". Uma ótima semana pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como a Margarida, gostei muito desse ditado popular. Não conhecia e até me deu um alento. Grata Marcos.

      Excluir

SEJA GRATO APESAR DOS PERCALÇOS DA VIDA

Olá leitores, A 12ª regra do terceiro livro de Jordan Peterson "Além da ordem - mais 12 regras para a vida" trata da gratidão.  Já...