SINTONIA E HOMOGENEIDADE
Olá leitores,
Antes de adentrar o tema propriamente dito, apresento a definição desses dois vocábulos encontrada no dicionário Aurélio. São elas:
Sintonia: Acordo mútuo; harmonia, reciprocidade.
Homogeneidade: Qualidade de homogêneo.
Homogêneo: Adjetivo. 1. Cujas partes são todas da mesma natureza; 2. Cujas partes são ou estão solidamente e/ou estreitamente ligadas; 3. Cujas partes ou unidades não apresentam ou quase não apresentam desigualdades, altos e baixos.
Todo tipo de grupo social visa um objetivo comum. Por exemplo, no esporte, num jogo de basquete, quanto mais sintonizadas as pessoas de um time estiverem, mais facilmente é alcançada a vitória. Cada jogador deve conhecer-se (suas limitações e seus pontos fortes), conhecer seus colegas de time e conhecer as regras do jogo. Entra, então numa quadra de basquete, o conhecimento, a disciplina, o preparo anterior, a confiança mútua, a obediência às regras do jogo, a harmonia. Isso quer dizer que todos esses quesitos constroem a sintonia do time - e é este fator que coloca ao alcance de todos os componentes do time, o triunfo do jogo. Assim, em todos os agrupamentos sociais, essas características devem ser observadas para que se atinja o objetivo a que se propôs.
Através de reflexões, chamei essa característica de "consciência da vida cósmica", onde cósmico de acordo com o dicionário Aurélio é "pertencente ou relativo ao cosmo, ou seja, ao Universo."
Aproveitando novamente o exemplo do jogo de basquete, para alcançar o sucesso no jogo, há que se ter consciência do que o basquete e suas regras significam.
Para obter uma sintonia vibratória em qualquer tarefa social/espiritual devemos "encadear/ligar no Universo."
"Sintonizar-se quer dizer perceber a razão incomensurável e coesa da existência humana, que preenche o vazio que acreditamos existir entre os seres humanos"(Hammed) (o grifo é meu). Só quando realmente introjetarmos que estamos todos interligados no Universo é que poderemos ter uma boa sintonia vibratória social/espiritual.
Abandonar essa ideia ilusória do vazio entre nós não é tarefa fácil - mas uma coisa é acertada - quanto mais superficial for nossa visão da unidade de todas as coisas, mais estaremos vivendo dentro de uma "realidade fragmentada". Felizmente, quanto mais nos desenvolvemos socialmente/espiritualmente, mais nos capacitamos para enxergar a profundidade e significado das criações e das criaturas - é a "maturidade espiritual".
Atualmente, a humanidade já vem atingindo esta consciência, principalmente após o advento da globalização. No entanto, muitos ainda acreditam que essa globalização está somente à serviço das comunicações, da vida social, comercial, industrial e cultural do planeta e onde vislumbramos a possibilidade de saber dos fatos em tempo real. Digo vislumbramos porque em verdade, conhecemos apenas a ideia dos fatos, mas não o acontecimento pleno de todos os fatores que envolvem os fatos. Mas a tal globalização é mais do que isso - é o início da consciência de união dos seres humanos para atingir um objetivo comum - a paz e o bem estar interior de cada ser do Universo.
Com a evolução da humanidade, cada pessoa se alarga, amplia seus conceitos, transpões barreiras, desobstrui fronteiras - amadurece social e espiritualmente. Quando há a universalização do indivíduo, ele descobre a abundância das relações por todo o mundo - ele descobre que tudo e todos estão interligados - espiritualmente ele descobre que não está só - que nunca esteve e que nunca estará só; sua vida antes vista sob um plano horizontal, verticaliza-se. Seu coração, pouco a pouco se abre e seus sentidos, antes embrutecidos pela falta de conhecimento e falta de vivência, se suavizam e ele então compreende o amor amplo, dinâmico, sem fronteiras sociais, de raça ou de crença.
Para compreendermos a ideia de homogeneidade, uma reunião só pode ser homogênea quando seus participantes realmente acreditam que as alegrias do serviço e as habilidades de cooperação são um poderoso e sábio investimento para a evolução. Mais que isso, seus participantes devem compreender que a harmonia do grupo depende de uma interação coletiva mais profunda e devem reconhecer que nenhum participante ganhará à custa de outro, pois cada um contribui para a totalidade e a totalidade, por sua vez, sustentará todos os participantes.
Em 1852, um chefe indígena Seattle fez um discurso quando seu povo foi obrigado a ceder suas terras aos colonizadores norte-americanos. Aqui está um trecho: "A terra não pertence ao homem: o homem pertence à terra. Isso nós sabemos. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. O que quer que aconteça à terra acontece aos filhos da terra. O homem não teceu a trama da vida, ele é simplesmente um fio nela. O que quer que ele faça à trama faz a si mesmo." São palavras sábias, verdadeiras e que revelam que a maturidade espiritual independe de religião e cultura.
Não importa qual seja a religião, todo ser humano tem uma dimensão espiritual em sua vida - todos compartilham dessa espiritualidade em sua experiência íntima - católicos, hindus, taoístas, budistas, protestantes, espíritas, muçulmanos, agnósticos, ateus - mesmo que não a reconheçam em si.
Ainda pairam muitas dúvidas ou até indignações frente aos processos da Natureza. Por exemplo, se um homem das cavernas aparecesse no mundo de hoje, muitas coisas que ele visse, ele dividaria ou até não aceitaria como verdadeiro.
A percepção de nossa realidade tem a dimensão exata de nossa própria consciência. Quanto mais nossa consciência for ampliada, mais estaremos espiritualizados e mais poderemos abarcar o mundo.
Muitas vezes não temos a noção do que é a nossa vida - em realidade, ela é muito maior do que imaginamos - precisamos participar da vida de relações, interagir com os outros, refletir, pensar, agir, sentir e mais que tudo contribuir com nossa parte para que o todo se torne mais transparente e real.
Boa semana a todos!
Sintonia + homogeneidade = empatia.
ResponderExcluir