Caros leitores,
Domingo passado, assisti, na Netflix, uma filme muito bom. O nome do filme em inglês é "Land" e em português colocaram "Um Lugar". O nome original é mais adequado, entretanto compreendo que a tradução é bastante difícil, uma vez que "Land" quer dizer terra, como exemplo temos "England" - "Terra do Ângulo"; "Scotland" - "Terra dos Scots/Escocêses"; "Ireland" - "Terra da Ira" e por aí vai. "Land" também pode significar o verbo "aterrar", "pisar em terra firme" e é exatamente o que a protagonista do filme busca realizar. Obviamente, não darei "spoilers", mas o filme é de uma rara beleza; não só a beleza exterior - paisagens de tirar o fôlego, mas também a beleza interior dos personagens (praticamente apenas 2 personagens).
A protagonista muda-se sozinha para uma cabana numa montanha do Wyoming - EUA para fugir de uma situação incômoda e, só com seus pensamentos, através da interiorização, tenta entender o que fazer de sua vida. No transcorrer das situações, acaba recebendo a ajuda de um "bom samaritano". Os poucos diálogos entre os dois é de uma profundidade extrema - é um filme muito bem dirigido, a história é bem delineada e a espiritualidade que ele transmite "contamina" quem o assiste. Eu, que gosto muito de momentos solitários, consegui, junto com a protagonista, realizar um exercício de introspecção. O filme nos faz pensar e repensar o que é ser um sêr humano e que tipo de realidade queremos para nossa vida. Ela, ao tentar escapar de sua realidade, acaba criando outra realidade muito diferente.
Em nosso dia-a-dia, com nossos afazeres, com a vida em sociedade, não temos muitos momentos de solitude, mas são eles tão necessários para refletirmos sobre nossa realidade e realizarmos as mudanças que podem nos transportar para uma vida diferente. Eu mesma, muitas vezes, gostaria de poder ter ao meu alcance uma cabana isolada numa montanha para refletir. Vocês não?
Impossível não fica tocado com a história! Eu recomendo. Para assistir e refletir!
Boa semana!
Grata pela dica.
ResponderExcluirOk.
ExcluirSem dúvida a solidão nos trás reflexões quase impossíveis de ter qdo estamos na nossa rotina...vou ver o filme, obrigado por compartilhar ☺️.
ResponderExcluirOi Marcos. Agora sei que é vc. Grata pelo comentário. O filme vale a pena mesmo, na minha opinião.
Excluir