Olá leitores,
O texto de hoje é de autoria de nosso colaborador José Tucón.
"X Files (Arquivo X) é uma série televisiva criada por Chris Carter.
Sou fã de Arquivo X desde que vi o primeiro episódio.
Arquivo X é uma sala no FBI onde estão guardados casos estranhos e sem solução ou explicação.
O responsável pelo Arquivo é o agente especial Fox Mulder, um tipo que acha que muitos dos casos arquivados teriam explicação se admitirmos a visita de extraterrestres à Terra, bem como o fato deles terem aliados aqui no planeta.
Logo no começo da série os superiores de Mulder designam a agente especial Dana Scully para trabalhar com ele.
Na verdade essa designação ocorre porque a verdadeira missão de Scully é tentar esculhambar com as ideias de Mulder e aí ficaria justificado o fechamento do Arquivo X.
E ela consegue?
Claro que não pois se conseguisse isso significaria o fim da série.
Quem é Mulder no FBI? É um especialista super competente em análise de perfil psicológico, uma ferramenta poderosa no combate ao crime.
Já que falamos em perfil, vou tentar traçar o de Mulder.
Fox Mulder tinha um pai muito rígido e uma irmã mais nova, Samantha. Quando era pré-adolescente e sua irmã ainda criança ele presenciou a abdução da irmã durante a noite por uma luz fortíssima oriunda de uma nave extraterrestre. A partir daí sua meta de vida passou a ser reencontrar a irmã e encontrar uma explicação para esse fato. Já na adolescência recebeu a sugestão de um agente do FBI de estudar Psicologia pois teria um lugar no FBI e aí poderia tentar encontrar as respostas que buscava. E foi o que aconteceu. Foi estudar Psicologia em Oxford, na Inglaterra, onde foi um aluno brilhante. Daí o FBI foi só um passo.
Vamos a Scully.
Dana Scully era uma estranha no ninho onde nasceu. Era o tipo de pessoa racional, excelente aluna, disciplinada, cumpridora de metas. Sendo assim foi uma excelente aluna de Medicina. Tinha um raciocínio lógico e cientifico impecável. Sempre no seu irretocável "tailleur", exímia em artes marciais e tiro, como não ser contratada pelo FBI? Foi por causa do seu raciocínio rigoroso que foi encarregada de esculhambar com Mulder.
E assim durante a série se verifica o embate entre as visões dos dois.
Mulder tem uma meta fixa que é o reencontro com a irmã. Na verdade para ele isto representa o reencontro com sua dimensão feminina, com sua Anima. Com um pai muito durão, projetou sua Anima na irmã. Essa dimensão feminina se mostra presente no seu trabalho uma vez que é um tipo de intuição muito forte. A irmã ele não vai encontrar pois foi mesmo abduzida. Terá que reencontrar sua Anima na plenitude dentro de si mesmo. Por isso mesmo na sua sala há um pôster com uma foto de um disco voador com a frase: "Eu quero acreditar". Isto é uma manifestação da esperança no reencontro.
Já Scully é uma personalidade com uma dimensão masculina mais forte, com um Animus forte. É mais fácil no ambiente de trabalho aceitar essa característica de Scully, o pragmatismo, do que a intuição de Mulder. Parece que Scully é mais bem sucedida no seu encontro com o Animus do que Mulder com sua Anima; isto se deve ao ambiente mais favorável ao masculino, é claro.
Mas creio que no longo prazo, Mulder será mais bem sucedido em sua viagem interior pois ele domina duas ferramentas que ajudam muito esta viagem: a intuição e a imaginação.
Entenderam porque sou fã de Arquivo X?"
P.S. Para elucidar melhor o texto: Carl Gustav Jung, psicólogo analítico, denominou Anima, a dimensão feminina que há no homem e Animus a dimensão masculina que há na mulher. Isso não tem absolutamente nada a ver com homossexualismo.
Boa semana!
😱
ResponderExcluir