sábado, 15 de fevereiro de 2025

UMA SOCIEDADE IDEAL? (4)

Olá leitores,

Ainda tratando de competência, o autor afirma que "a compreensão do mundo pelo indivíduo adulto começa na infância e afeta tanto suas concepções básicas sobre a condição humana como sua habilidade de funcionar como um adulto competente."  Assim, "a competência reflete na habilidade de resolver problemas que caracterizam a vida humana comum."

Rossiter insiste bastante no tema da competência pois como foi explicado no texto anterior, essa característica é uma condição si-ne-qua-non para que o indivíduo possa viver a sua vida da melhor maneira e de quebra participar como ser humano capaz para impulsionar a evolução do planeta.

Quando li esse livro, refleti e cheguei a uma conclusão temporária (comecei a acreditar também que na vida nada é definitivo) de que não há, no momento, sistema de governo bom, melhor, perfeito - todos eles têm suas idiossincrasias e até muitas vezes, seus termos, suas teorias, suas regras são deturpadas por aqueles que estão no poder no presente momento.

O autor afirma que "embora as definições variem em alguns detalhes, o socialismo é tipicamente definido como um sistema de processos econômicos, sociais e políticos no qual se destaca o controle coletivo sobre a propriedade, o investimento e os meios de produção e distribuição." 

E então, lembrando que o livro é escrito por um cidadão americano, sobre a sociedade americana, ele colocou como epígrafe deste capítulo uma frase de Norman Thomas, o qual faz toda o sentido hoje. Em pesquisa no Google encontrei que Norman Thomas (1884-1968) foi um ministro presbiteriano americano, ativista político, pacifista e grande candidato à presidência dos Estados Unidos da América pelo partido socialista em 6 eleições consecutivas entre 1928 e 1948.  Aí vai sua frase:

"O povo americano jamais adotará conscientemente o socialismo, mas sob o nome de liberalismo eles adotarão cada fragmento do programa socialista, até que um dia a América será uma nação socialista sem nem saber como isso lhe aconteceu."

Refletindo sobre essa afirmação percebo que talvez não só os EUA realizaram esse caminho, como muitos países do globo o fizeram, inclusive o Brasil.

Se observarmos e estudarmos nossa história reversa, podemos chegar à conclusão de que isso vem acontecendo desde a proclamação da tal república (bem, é como eu vejo, e ainda, essa ideia está em reflexão constante).

O assunto é bastante vasto, traz inúmeras reflexões e mais que isso, derruba barreiras internas onde nossas crenças são postas à prova e ficamos muitas vezes perplexos porque acreditávamos que as "teorias da conspiração" eram apenas teorias e hoje temos a percepção de que elas podem ser a verdade.

Hoje fica fácil notar o poder que a classe política possui - "...o crescimento constante do poder dos políticos para gratificar seus constituintes é acompanhado por um crescimento constante de seu poder para dominá-los.  Infelizmente, o declínio resultante na liberdade dos cidadãos  é gradual o suficiente  para evitar que o percebam."

O autor então faz a pergunta: "Por que as pessoas se deixam ser tão enganadas?" Ele responde : "... na ingenuidade da criança que persiste quando adulta, no pensamento fantasioso intrínseco à natureza humana, e nas distorções de compreensão que crescem para fora da dinâmica da mente."

"Algumas dessas concepções podem ser atribuídas à ignorância simples.  Mas outras surgem de processos mentais neuróticos ou irracionais, e não da falta de conhecimento em si.  Esses processos irracionais constituem em modos mal adaptados de se pensar, de se emocionar, de se comportar e de se relacionar com os outros.  Alguns são caracterizados por inveja e ciúmes, alguns por sentimentos de inferioridade, alguns pela luta por poder, dominação e vingança.  Alguns são dirigidos por instintos de criação mal orientados.  Outros consistem em percepções paranoicas de vitimização, ou na busca obsessiva de controle e regulação.  Alguns são caracterizados por ilusões de grandeza, ou por reivindicações infantis por direitos, indulgências e compensações."

Muitas pessoas afirmam e eu sou uma delas que o futuro da humanidade está na área educacional, na instrução, no exemplo de pais e parentela sobre a criança.  "Uma criança será afetada, por exemplo, ao observar outras pessoas em suas rotinas de vida." "Ela observará que alguns são auto-suficientes e cooperativos, alguns são dependentes e manipuladores, alguns hostis e exploradores, e alguns confiáveis e honestos."

E novamente, ele fala de competência: "é a capacidade bem desenvolvida de sustentar-se, de assumir responsabilidade por sua vida e bem-estar, de trabalhar com outros, de agir com integridade moral e de resolver os problemas da vida diária através da cooperação voluntária e sem apelar para a força do governo."

"O adulto competente confia em suas próprias habilidades para observar seu ambiente, avaliar seu significado, e responder a tudo logicamente e à luz dos objetivos racionais que tiver em mente, ajustados pelas proibições adequadas da consciência e das restrições da civilidade."

Em suma, "ao prover para seu próprio bem-estar material e interpessoal, e para o bem-estar daqueles para com quem assumiu responsabilidades, a pessoa competente não tem necessidade de serviços parentais.  Embora sempre humanamente falível e vulnerável, e sempre sujeita a falhas e perdas, seus esforços para tocar sua vida através de sua própria iniciativa são pessoalmente e suficientemente satisfatórios.  Em particular, ela não tem necessidade ou desejo de que o governo assuma uma tarefa que é capaz de fazer por si mesma, com ou sem a ajuda de outros.  Além de certas funções críticas e muito limitadas do governo, tais como a proteção da propriedade e dos direitos contratuais, a defesa militar contra outras nações, e a coordenação de alguns poucos assuntos que são mais bem regulados se tratados como bens públicos, o homem competente deseja apenas ser deixado em paz pelo governo, para continuar a viver sua vida como bem escolher - enquanto honra o direito dos outros a fazer o mesmo."

Boa semana!


 

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