Olá leitores,
Nosso livro do Clube de Leitura de maio foi da autora nascida no Peru, mas que muitos a consideram chilena por ter vivido muito tempo no Chile - Isabel Allende - "Longa Pétala de Mar".
Sua primeira infância foi no Chile e "morou em vários lugares na adolescência e na juventude. Depois do golpe militar de 1973 no Chile, exilou-se na Venezuela e, desde 1987, vive como imigrante na Califórnia. Define-se como "eterna estrangeira". Ela é filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo-irmão de Salvador Allende - isso faz dela uma prima de segundo grau, creio eu, do ex-presidente chileno Salvador Allende.
O título do livro se reporta a uma analogia que Pablo Neruda, poeta chileno, faz do Chile em um de seus poemas, comparando-o a uma "longa pétala de mar" devido à forma geográfica do país.
A história é bem interessante, cheia de reviravoltas, mesclada de ficção e fatos históricos. A obra é feita para todos os gostos - vai do romance até a política, passando pela aventura, mistério, suspense e muitas vezes a uma emoção que nos faz ir às lágrimas (eu mesma as verti em duas passagens).
De minha parte, nunca tinha lido nenhum livro dela e confesso que fiquei estarrecida com sua linguagem, que a princípio se faz simples para depois envolvermo-nos em sua trama e não querermos mais parar de ler.
Todos do Clube de Leitura conseguiram "viajar" através de sua leitura e muitos até conseguiram colocar "rostos" nos personagens da história.
No que tange à política, ela conseguiu trazer para os leitores a ideia de "esquerda", "direita" e "ditadura" onde percebe-se que essas vertentes são diferentes em cada país/cultura e também diferentes na mente de cada um.
O livro trouxe boas discussões no grupo onde muitos lembraram-se das lutas de seus antepassados europeus que migraram para o Brasil em sua vontade de se livrar das políticas de seus países de origem.
Em tendo a obra um grande caráter reflexivo, eu recomendo.
Boa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário