sábado, 20 de setembro de 2025

CARLO ACUTIS

Leitores amigos,

No dia 07.09.25, o Papa Leão XIV canonizou Carlo Acutis, um adolescente que faleceu aos 15 anos de leucemia em 2006.

Quando soube disso quis entender um pouco da vida desse adolescente.  Não sou católica, mas achei esse fato intrigante, inclusive já o chamam de "O Santo de Jeans".

No canal da BP (Brasil Paralelo) apresentaram um documentário sobre ele e pelo que entendi, realizado por pessoas da Espanha.

Carlo Acutis nasceu em Londres, de família italiana e viveu até os seus 15 anos na Itália, na cidade de Milão. 

Pelo pouco que entendo da religião católica, uma pessoa é canonizada (se torna "santa") devido a alguns "milagres" (não sei quantos, três talvez...) que advieram de sua intercessão/influência.

Carlo, em vida, era uma pessoa muito querida, ajudava a tudo e a todos que encontrava.  Era muito bom em informática e matemática.

Sua grande contribuição para a igreja católica foi catalogar todos os milagres ocorridos no mundo (pelo que eu entendi - muitos sites descrevem-no como "evangelizador da internet" - mas esse documentário não usa essa expressão).

Bem, os "milagres" aconteceram após a sua morte.  Pessoas foram curadas de moléstias graves após orarem e pedirem a ajuda de Carlo.

O próprio Papa Francisco já tinha colocado em sua agenda futura a sua possível canonização.

O que mais gostei e simpatizei com esse rapaz, foi ele expressar muitas vezes que o importante é tratar a todos com bondade e consideração.  O importante é tratar todos bem - o amor é o resultado dessa atitude.

Muitas vezes supervalorizamos o amor em si e não percebemos que ele é apenas o resultado de nossa conduta na vida.  Nossas crenças, nossos preconceitos nos afastam dessa atitude.

Acredito que Carlo Acutis em sua simplicidade, fraternidade e maneira tranquila de ser jamais considerou a possibilidade de, no futuro, tornar-se "santo".

Num mundo atual tão coberto de maldade, atos vis, mentiras, manipulações, uma pessoa simples, boa, tranquila, que não vê maldade em tudo, chame a atenção como se fosse uma atitude extraordinária.  Bem, ele nasceu, viveu e morreu antes de 2020 - então, na minha opinião faz toda a diferença! Quero dizer que hoje atos bons não são vistos com naturalidade, mas sim como uma coisa extraordinária, se é que entendem o que quero dizer.

Reflitamos!



 

Um comentário:

  1. Já havia ouvido falar sobre Carlos, mas, não tinha lido nenhuma matéria sobre ele.
    Na Doutrina que professamos, temos entendimento diferente sobre milagres. Mas, respeito as crenças de qualquer religião.
    O importante no caso dessa canonização foi a repercussão alcançada no meio jovem. Isso sim, faz a diferença. O Evangelho de Jesus despertando nos corações, independente da religião abraçada,

    Na

    ResponderExcluir

"EU TENHO UM SONHO..."

Olá leitores, Os meus sonhos não são tão grandiosos quanto o sonho de Martin Luther King em seu discurso. Os meus sonhos são voltados ao meu...