Caros leitores,
O livro desse mês de nosso Clube de Leitura foi o livro do escritor brasileiro Paulo Coelho, "O Demônio e a Srta. Prym".
O livro mistura suspense e crime. Já tinha lido outras obras desse autor e essa é bem diferente - não há o misticismo usual, embora haja um personagem que fala com os mortos.
O livro foi escrito em 2000 e o autor em sua nota já fala que o livro será uma luta entre o bem e o mal.
Um homem chega na cidade fictícia de Viscos disposto a provar que o mundo é mau. Então ele faz uma proposta à cidade: entregaria 10 barras de ouro se alguém matasse uma pessoa.
Na página 27, ele diz o seguinte para Srta. Prym, a qual foi incumbida de comunicar a sua proposta para a cidade:
"Meu prazo é de uma semana. Se no final de sete dias, alguém na aldeia aparecer morto - pode ser um velho que já não produz mais, um doente incurável, ou um deficiente mental que só dá trabalho, tanto faz a vítima - este dinheiro será de seus habitantes, e eu concluirei que nós todos somos maus."
Outra fala dele nas páginas 28/29 onde ele explica sua proposta:
"Quero saber se somos bons ou maus. Se somos bons, Deus é justo; e me perdoará por tudo que fiz, pelo mal que desejei aos que me tentaram destruir, pelas decisões erradas que tomei nas horas mais importantes, por esta proposta que lhe faço agora - pois foi Ele quem me empurrou para o lado escuro."
"Se somos maus - então tudo é permitido, nunca tomei nenhuma decisão errada, estamos já condenados, e pouco importa o que fazemos nesta vida - pois a redenção está além dos pensamentos ou atos do ser humano."
O grupo gostou do livro, tivemos uma boa discussão sobre o bem e o mal com poucas conclusões finais. Alguns de nós e eu me incluo, não gostamos do final, mas o livro traz boas reflexões e o suspense é mantido até o fim.
É uma boa leitura. Eu recomendo.
Boa semana!
Li esse livro na minha adolescência, passei pela fase de Paulo Coelho dos meus 13 aos 15 anos, li tudo o que podia dele, esse livro é ótimo, mas O Alquimista, No Rio Pietra Sentei e Chorei, Monte 5, 11 Minutos e Maktub, são espetaculares.
ResponderExcluire a Tradução que ele fez de O Dom Supremo, é fascinante.
Adorei a escolha do livro.