Olá leitores,
Bom, vocês, depois do último texto, devem estar se perguntando, "mas, afinal de contas, o que é radiestesia terapêutica"? não é?
Vamos por partes. Primeiramente deve-se compreender o que é radiestesia e depois entender como ela serve de auxílio/tratamento terapêutico. Ao explicar sobre a origem, o uso da radiestesia é tão amplo que provavelmente terei que escrever um segundo texto sobre o tema.
Assim, começarei pela minha própria experiência e de como entrei em contato com essa arte tão antiga.
Durante a pandemia (sempre ela - o antes e depois dela...) meu marido e eu," semi-confinados" em casa que estávamos, assistimos muitos vídeos e filmes no YouTube (inclusive já escrevi um texto sobre esse assunto) envolvendo tópicos esotéricos tais como energia, vibração, ETs, cristais, curas pelas mãos, terapias complementares, etc. E, durante esse período assisti uma "live" de uma pessoa que tinha melhorado da depressão porque a mãe dela tinha montado um gráfico para ela.
E então, ignorante no assunto, leiga, fui ao Google e coloquei gráficos e obviamente apareceram gráficos estatísticos. Eu não entendi nada e esqueci o assunto temporariamente.
O ano passado "fuçando" no YouTube me deparei com uma pessoa falando sobre gráficos radiestésicos - minha atenção se aguçou e pensei, "esses devem ser os tais gráficos que melhoraram a depressão daquela pessoa que eu havia encontrado na internet anos antes."
Assim, inscrevi-me nesse curso on-line (o qual não era nada barato) para sentir se essa era realmente a "minha praia". E, por incrível que pareça, era!
Nunca quis fazer nada on-line, principalmente um curso tão caro. Sempre prefiro algo presencial. Eu até procurei algo na área aqui em Curitiba, mas não achei nada, então vai no on-line mesmo.
Ao adentrar a "vida on-line" meu mundo se expandiu. O curso foi realmente muito bom e me trouxe novas alternativas de tratamento dos vários problemas que muitas pessoas enfrentam no seu dia-a-dia - inclusive comecei primeiramente me auto tratando.
Logo em seguida foi a vez dos meus parentes e amigos - eu precisava de "cobaias" para praticar e testar o método.
Com o tempo e a prática tive erros e acertos ou seja, alguns tratamentos foram eficazes e outros nem tanto.
Bom, esse foi meu início, mas o que é mesmo radiestesia?
Comecemos então pela definição da palavra "radiestesia". Ela é uma junção do latim radius, "radiação", e da palavra grega aisthesis, "sensibilidade", ou seja, sensibilidade às radiações.
"Radiação, por sua vez, nada mais é do que a emissão de energia por meio de ondas ou partículas. O termo "Radiestesia" foi criado pelo Abade Bouly (que é considerado o pai da Radiestesia), no fim do século XIX, para definir o trabalho e/ou estudo sobre medição de energias e radiação através de instrumentos como forquilhas ou pêndulos. Antes disso, usava-se também o termo rabdomancia, formado pelos termos gregos rávdos "vara" ou "verga", e manteía "adivinhação". No Ocidente, as práticas começaram a ser exploradas a partir da Idade Média, mas a história da Radiestesia começou bem antes disso. Há relatos de que 2 mil anos antes de nossa Era os chineses e os egípcios já se utilizavam dessa técnica para encontrar água no subsolo e definir os locais mais propícios para agricultura, criação de animais e grandes construções. Os pêndulos mais antigos de que se tem notícia possuem cerca de 4 mil anos e foram encontrados em um dos sítios arqueológicos do Vale dos Reis, Egito." Esse texto é do primeiro livro que comprei antes do curso "A Radiestesia e seu uso terapêutico - Um guia para quem quer entender e praticar" de Manoela Costa Lima Valente.
No início de seu livro, ela explica "Para que possamos dar os primeiros passos, é preciso antes entender o principal conceito que torna tudo na Radiestesia possível: o Universo é composto por átomos, tudo o que está nele é constituído por átomos; o átomo é um campo eletromagnético, portanto, é energia. Sendo assim, entendemos que tudo é energia, inclusive, nós humanos. Sem o domínio desse conceito é impossível entender e praticar a Radiestesia." "Somos feitos de energia, somos eternos."
Se somos energia, interagimos com tudo e com todos à nossa volta, inclusive com a natureza, mais precisamente, trocamos energia e vibrações com o Planeta Terra o tempo todo.
E nessa troca, nossas emoções, nossos sentimentos e, principalmente nossos pensamentos "bagunçam" nossa energia/vibração e podemos ficar enfermos.
E então entra a Radiestesia Terapêutica para equilibrar/harmonizar nosso campo vibracional. Uma grande soma de dificuldades podem ser diagnosticadas e melhoradas com a Radiestesia Terapêutica.
Mari Tortella é a criadora desse métodos, professora do curso que realizei.
"A radiestesia e a radiônica são conhecimentos milenares que, com base na detecção e análise de padrões energéticos e usando ferramentas como o pêndulo e os gráficos, permitem aumentar os níveis de frequência energética dos ambientes e atuar na saúde emocional e física das pessoas." Contracapa do livro de Mari Tortella "Radiestesia Terapêutica - a arte de trabalhar o invisível sem paranoia."
Em suma, o pêndulo faz o diagnóstico e o gráfico realiza o tratamento.
Os gráficos são ondas de forma, ou seja, são formas que emitem ondas tais como um holograma.
O "pai da radiestesia" Alexis Bouly afirma "Nós vivemos em um oceano de radiações, das quais não nos apercebemos. Eflúvios invisíveis emanam de todas as coisas, e não se trata mais do que descobrir sua existência, constituindo-nos em verdadeiros detectores vivos. Uma frágil antena permite captar mais facilmente as radiações escondidas." Trecho do livro de António Rodrigues "Radiestesia Prática e Avançada".
"A harmonia do corpo pode ser perturbada por quaisquer formas de vida. As boas novas são que o estado de harmonia pode ser restabelecido por um processo de retificação magnética." Trecho do livro da Dra. Jane E. Hartman do seu livro "Radiônica e Radiestesia - Manual de Trabalho com Padrões de Energia".
Glossário de seu livro:
Radiestesia - O uso do pêndulo para fazer diagnósticos e prescrever remédios para as doenças.
Radiônica - Método de cura a distância por meio de instrumentos e da percepção intensificada.
Espero ter conseguido dar uma ideia inicial sobre a Radiestesia Terapêutica. Talvez um segundo texto sobre o assunto possa clarear um pouco melhor essa novas ideias que são tão amplas.
Para finalizar, coloco mais alguns conceitos da Dra. Hartman:
"Tudo o que existe é energia e todas as formas de energia vibram num ritmo determinado pelos seus componentes."
"Toda matéria que tem cargas oscilantes irradia ondas magnéticas. Como todas as coisas contêm elétrons em movimento, todas as coisas irradiam ondas magnéticas. Sabendo disso, você pode imaginar o universo inteiro como um grande conjunto de campos eletromagnéticos pulsantes, e todas as coisas, desde os átomos até as estrelas, participam dessa dança cósmica. As pulsações produzem duas forças opostas, como os polos norte e sul da Terra, por meio de dinâmica de atração e repulsão, enchimento e esvaziamento, yin e yang. A polaridade resultante se estende por todo o nosso universo e vai ainda além dele."
"A energia e a matéria são dois aspectos da mesma realidade."
Boa reflexão!

Fascinante. Lembro de meu pai, usando uma forquilha, auscultando o solo à procura de veios d'água para cavar poço.
ResponderExcluir👏👏👏
ResponderExcluir