Caríssimos amigos leitores,
A ideia desse texto partiu das fotos que tirei que estão como capa desse texto. Ali são brotinhos da planta nasturtium, ou como chamam aqui, capuchinhas. Nosso jardim é repleto delas; trouxemos as sementes da Inglaterra em 2017 e de lá para cá elas cobrem o jardim e quando ficam feias/secas e quando chove pouco e mesmo que reguemos o local, há a necessidade de retirá-las e então, quando menos se espera elas renascem, como agora.
Nessa mera observação, reflito como a natureza é perfeita. Muitas vezes é necessária a renovação, o deixar para trás aquilo que não nos serve mais.
Todas as vezes que meu marido corta a grama, poda árvores, retira algumas plantas e flores, eu fico triste - ele sabe que gosto do jardim como ele se apresenta - com mato, tiririca, plantas e flores selvagens que nascem sem pedir licença. Ele gosta de tudo arrumado. Então me chateio o dia que ele vai fazer o jardim. Entretanto, depois de um tempo, nem tão longo assim, tudo está novamente crescido, florido e bonito.
E hoje, vendo essa plantinha renascendo me pergunto: "Por que ficar chateada por uma circunstância que sei que irá ficar melhor depois?"
Não é uma questão de trocar o velho pelo novo, como algumas pessoas pretendem descartar tudo o que é velho, principalmente os idosos...
A ideia é perceber como a natureza é mágica - tudo renasce constantemente e nós somos parte dessa natureza e mesmo que alguns como eu, que estamos nos encaminhando para a grande viagem, devemos ter como meta o renascimento diário - renascimento de ideias, de objetos, de pessoas, de atitudes, de projetos/planos.
Para que a vida continue nos trazendo alegrias, prazer, vivacidade/vitalidade há que nos renovarmos constantemente - a cada dia, em nós, deve renascer uma nova vida, independente da nossa idade.
Assim como essa plantinha que está renascendo, tenhamos em mente que esse é um processo demorado - pode levar mais ou menos tempo, dependendo de cada pessoa, porém levará um certo tempo.
Todas as vezes que ocorre o evento do Ano Novo (e ele ocorre a cada doze meses...) tentamos fazer novas promessas, e muitas vezes elas nem se cumprem mesmo! Afinal de contas, do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro poucas coisas mudam, é um dia como outro qualquer - mas para a maioria de nós é um momento mágico - há uma renovação, uma esperança, um olhar diferente para o futuro.
No texto anterior sugeri que olhássemos e refletíssemos sobre o nosso passado e nossa caminhada até o presente. E, no texto de hoje vamos vislumbrar ideias, planos e projetos para o futuro. A cada dia que passa em nossas vidas procuremos ser mais leves, carregarmos menos coisas nos ombros - não falo apenas de objetos, de coisas materiais, como livrarmo-nos de roupas, livros e artigos de decoração de casa que já fizeram a sua parte, já deram o que era para dar - falo de retirarmos de nossos ombros as obrigações que não são nossas, a culpa que por ventura crermos ter em alguns casos, pessoas que não fazem mais parte de nossos anseios, projetos e planos aos quais nem mais acreditamos. E, para sermos ainda mais leves, realizemos sonhos antigos acalentados há um certo tempo - este é o ano para colocá-los em prática.
Na numerologia 2025 foi o ano 9 - ano de fechamento de ciclos e o ano 2026 é o ano 1 - início de novos processos, de coisas novas. Quer você acredite ou não na numerologia, aproveite o próximo ano para perdoar pessoas e situações que foram desastrosas, mas que já passaram, não é mesmo? Perdoe também a si próprio por ter sido inconveniente em alguns momentos ou por ter cometido atos que você reprova nos outros.
Na minha opinião o ano 1 deve ser de recomeços, de alegria de começar algo novo, apesar do desafio; ano de olhar para frente com a mente aberta, dissolver preconceitos e acreditar sim que todos somos irmãos, pertencentes à mesma raça humana (embora algumas vezes me sinta como um ET...) e tentando acertar apesar dos obstáculos.
É o que desejo a todos para o ano 1 - 2026 = 2+0+2+6 = 10 = 1+0 = 1.
Boa semana!


Muito bom ler a sua postagem Sônia..
ResponderExcluirO renascimento para todos é real, verdadeiro. E não dá para deixar de citar Kardec" nascer, morrer renascer sempre essa é a lei"
Bom dia a todos e falando em renovação os galhos da acerola foram cortados a 2meses hoje já tem frutos fico pensando o que tememos podar para renascer um ótimo início de ano a todos gratidão
ResponderExcluir