Olá leitores amigos,
Como de praxe, trarei a definição do dicionário Aurélio: Inveja: 1. Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem; 2. Desejo violento de possuir o bem alheio.
Popularmente nós colocamos a inveja apenas como desejando a parte material do outro; o dicionário também traz a infelicidade que podemos sentir quando o outro é feliz e a meu ver continua sendo uma parte material. Entretanto também existe o invejar o que o outro é. Creio ser esse tipo de inveja mais comum embora seja, na maioria das vezes, inconsciente.
Hoje traremos o outro lado da moeda, tipo "como tirar vantagem da inveja que você sente pelo outro". Então, me aterei apenas na inveja que sentimos pelo que o outro é, por exemplo, inveja do talento, da personalidade alheia que pode trazer sucesso e triunfo e, então inveja-se também esse sucesso e esse triunfo.
Antes de explicar o que quer dizer com tirar vantagem, gostaria de completar que invejar objetos materiais do outro denota uma pessoa primitiva, medíocre e com dificuldade de encarar a própria vida, ou até a realidade em que vive, isso a grosso modo. Por exemplo, uma pessoa tem uma situação financeira baixa, ou tem um trabalho que não traz boa remuneração não pode querer ter, vamos assim dizer, um carro de luxo - ela até pode invejar a pessoa que tem um carro de luxo e sentir-se mal por não tê-lo. Nesse caso, ela pode seguir dois caminhos - ter esse carro como objetivo na vida e então trabalhar e juntar dinheiro para adquiri-lo ou sentir-se triste, miserável, fracassada porque acredita que nunca poderá comprar o tal carro. Contudo, ela poderá também trilhar um terceiro caminho - aprofundar seu autoconhecimento e tentar entender para quê ela inveja um carro de luxo... E quando ela toma esse terceiro caminho, ela deixa de ser medíocre, inconsciente e dá um passo maior em direção à sua evolução e, porque não, à felicidade e ao bem estar.
Esse é um caso. A inveja pode ser um sentimento positivo.
Muitas pessoas sentem-se muito mal quando sentem inveja de alguém; outros até se culpam por sentirem inveja do sucesso de um amigo, pois gostam dele e outros ainda envergonham-se porque o brilho de uma pessoa de seu convívio lhes causa humilhação.
"A inveja tem por função educativa colocar você em comparação com alguém". Isso não é ruim, apenas acende uma luz que deixa claro que existe um talento ou qualidade sua que está adormecida e que você não percebeu, mas que a inveja lhe mostrou - obviamente se você aceitar esse sentimento.
A psicologia nos diz que você só percebe algo no outro se você também o tiver em você - dependendo do seu grau de maturidade emocional e/ou espiritual essa percepção pode ser inconsciente - mas, se você já está realizando a prática do autoconhecimento, essa percepção será consciente - basta apenas que você tenha humildade suficiente para aceitá-la em você.
Sendo assim, as qualidades que invejamos nos outros também fazem parte de nós - temos a possibilidade de conquistá-las. Todos nós podemos fazer muitas coisas - basta querer e ter vontade.
Outra função bastante esclarecedora da inveja é ela nos dizendo que nossa "autoestima não está boa." É como se ela nos dissesse "Não é o outro que é melhor, é você que não está se acolhendo e se querendo bem como merece!" "Você não está usando tudo o que você sabe e pode!" "Você não está reconhecendo seu valor!"
Algumas perguntas que podemos nos fazer quando a inveja surgir:
- "O que eu posso fazer a respeito dessa situação para me sentir melhor?"
- "O que esse sentimento está querendo mostrar a meu respeito através dessa pessoa?"
- "O que eu posso fazer ou ser que projetei em alguém?"
- "O que há de bom no outro que pode ser melhor em mim?"
- "O que preciso aprender sobre o que falta em mim?"
Em realidade, a melhor, eu diria, a única proposta contra a inveja é o amor a si mesmo ou o autoamor. Quando você descobrir sua verdadeira grandeza - e todos nós a temos - "A vergonha, o desconforto, a sensação de humilhação diante do brilho alheio" não acontecerá.
E então, dá para refletir sobre como a inveja pode ser uma companheira de nosso crescimento?
Vou deixar uma frase de Ermance Dufaux, para melhor reflexão:
"É com a pessoa antipática que você tem mais chances de aprender o que precisa para ser alguém melhor."
Em realidade, nem acho que é só com esse tipo de pessoa que podemos aprender isso, mas vale a dica.
Boa reflexão!
Humildade em descobrir, caso inveje outras pessoas, e me autoajudar.
ResponderExcluir