Caros leitores,
O último livro de nosso Clube de Leitura deste ano foi "O Profeta" de Gibran Khalil Gibran. O livro é belíssimo, misto de poesia, prosa, espiritualidade. Será meu livro "de cabeceira", ou seja, aquele livro que abrimos ao acaso quando quisermos acalmar nossa alma das vicissitudes da vida.
As coisas acontecem na hora certa - achei quase inacreditável que eu, leitora assídua de tudo que encontra pela frente, tenha demorado para ler esta obra de valor incalculável - que bom que agora resolvi colocá-la no nosso clube - antes tarde do que nunca, como dizem.
O livro foi escrito em 1923 e ele o escreveu quando tinha 40 anos de idade.
"Os temas são os temas básicos da vida humana: o amor, o casamento, a liberdade, a religião, o comer e o beber, a amizade, os filhos, o trabalho, a morte e outros assuntos análogos." (da apresentação de Mansour Challita, o tradutor do livro).
Para uma melhor ideia, transcreverei na íntegra, algumas trechos sobre alguns temas.
Sobre o matrimônio: "Cantai e dançai juntos, e sede alegres, mas deixai cada um de vós estar sozinho... e vivei juntos, mas não vos aconchegueis em demasia; pois as colunas do templo erguem-se separadamente, e o carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro."
Sobre a dádiva: "Dai agora, portanto, para que a época da dádiva seja vossa e não de vossos herdeiros."
Sobre as compras e as vendas: "E, contudo, a menos que a troca se faça no amor e na justiça, ela conduzirá uns à avidez e outros à fome."
Sobre as leis: "Povo de Orphalese, podeis abafar o tambor, e afrouxar as cordas da lira, mas quem poderá proibir à calhandra de cantar?"
Sobre a liberdade: "Sereis, na verdade, livres, não quando vossos dias estiverem sem preocupação e vossas noites sem necessidades e sem aflição, mas, antes, quando essas coisas sobrecarregarem vossa vida e, entretanto, conseguirdes elevar-vos acima delas, desnudos e desatados."
Sobre a razão e a paixão: "Vossa razão e vossa paixão são o leme e as velas de vossa alma navegante."
Sobre o conhecimento de si próprio: "Porque o Eu é um mar sem limites e sem medidas. A alma desabrocha, qual um lótus de inúmeras pétalas."
Sobre o ensino: "Homem algum poderá revelar-vos senão o que já está meio adormecido na aurora do vosso entendimento."
Sobre a amizade: "E que não haja outra finalidade na amizade a não ser o amadurecimento do espírito."
Sobre a conversação (na minha opinião, o melhor texto): "Vós conversais quando deixais de estar em paz com vossos pensamentos."
Sobre o tempo: "E que vosso presente abrace o passado com nostalgia e o futuro com ânsia e carinho."
Sobre o bem e o mal: "Vós sois bons quando vos identificais com vós mesmos." "Vós sois bons quando vos esforçais por dar de vós próprios."
Sobre a prece: "Que vossa visita a esse templo invisível não tenha, portanto, nenhuma outra finalidade senão o êxtase e a doce comunhão."
Sobre o prazer: "Ide, pois, aos vossos campos e pomares e, lá, aprendereis que o prazer da abelha é sugar o mel da flor, mas que o prazer da flor é entregar o mel à abelha. Pois, para a abelha, uma flor é uma fonte de vida. E para a flor, uma abelha é uma mensageira de amor. E para ambas, a abelha e a flor, dar e receber o prazer é uma necessidade e um êxtase."
Sobre a religião: "Vossa vida cotidiana é vosso templo e vossa religião."
Sobre a morte: "Se quereis realmente contemplar o espírito da morte, abri amplamente as portas de vosso coração ao corpo da vida. Pois a vida e a morte são uma e a mesma coisa, como o rio e o mar são uma e a mesma coisa."
Este livro não é apenas para ler - é para meditar, refletir sobre cada palavra e tentar mudar comportamentos e maneira de pensar e assim, ter uma vida mais rica de sentido.
Bora ler o livro?
Boa reflexão!
Olá Sônia
ResponderExcluirRealmente esse livro deve ser relido e meditado, muito bom.
Tivemos ótimas participações no nosso último encontro e cada participante trouxe a msg que mais se identificou.