sábado, 1 de janeiro de 2022

NOVO ANO, NOVAS MANEIRAS DE REFLETIR

Caros amigos leitores,

Feliz Ano Novo!  Hoje, primeiro dia do ano de 2022 trago duas novidades.  Antes disso gostaria de desejar a todos um ano bom, com liberdade, descontração mas também muito trabalho e diversão.  Que vossos dias sejam cheios de novas descobertas, não somente sobre o mundo e os outros, mas também sobre vocês mesmos.  Afinal de contas, crescemos diariamente aprendendo a lidar com obstáculos diferentes os quais nos trazem aborrecimentos de início, mas grandes lições, principalmente se soubermos aproveitá-las e entender suas nuances.  Há que se ter paciência, tolerância para obter um bem estar interior.

Bem, a primeira novidade de hoje é  uma oração que recebi de uma pessoa no WhatsApp a qual replico aqui.  Esse ano falaremos mais de espiritualidade.  Aquela crença que todos temos em algo independente de religião. Eis a oração:

" Oração de Ano-Novo

Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade,

Teu é o hoje, o amanhã, o passado e o futuro


Ao iniciar mais um ano, paro minha vida diante

De teu calendário que ainda não comecei

E te apresento estes dias,

Que somente tu sabes se chegarei a vivê-los


Hoje te peço para mim e para todos

Os meus parentes e amigos a paz e a alegria,

A fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria


Quero viver cada dia com otimismo e bondade

Levando por toda a parte

Um coração cheio de compreensão e paz


Que meu espírito seja repleto somente de bênçãos

Para que as derrame por onde eu passar


Enche-me de bondade e alegria para que

Todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho

Possam descobrir em mim um pouquinho de ti


Dá-me um ano feliz e ensina-me a repartir felicidade

Amém."

Achei essa oração muito bonita.  Simples, fácil de ser lembrada e pode ser repetida a qualquer momento, em qualquer lugar, até em pensamento, principalmente nos dias mais turbulentos.  Vale a pena tentar.  

A outra novidade é uma série de haicais.  Para quem não sabe, Haicai é uma forma tradicional da poesia japonesa, que procura num texto de três versos e dezessete sílabas expressar um instante fugaz da Natureza.  É algo como um instantâneo fotográfico.

Os cinco haicais seguintes são de autoria do haicaista e escritor José Tucón.  Ele participou de 1997 a 2011 do Grêmio Haicai Ipê em São Paulo.  Em 2013 teve um haicai de sua autoria selecionado pela NASA no concurso "Going to Mars" e enviado a Marte à bordo da MAVEN em 18 de novembro do mesmo ano.  Resolvi trazer esses haicais para que no exercício de nossa espiritualidade, possamos também admirar a natureza e sentirmo-nos mais calmos e pacíficos.  Eis os haicais:

"Tapete amarelo!

Nem o gari ousa varrer

Embaixo do ipê


Orquídea em flor

Muro velho e descascado

Passagem do tempo


Tarde de domingo -

Só o sabiá a cantar

Na ponta da antena


Só uma testemunha

Da demolição da casa -

Céu azul profundo


Sorrateiramente

O jasmim lá do vizinho

Perfuma o quintal."

Assim, meus amigos termino a postagem de hoje.  Que possamos através desses haicais e dessa oração começarmos o ano com a alma mais leve.

Boa semana!


   

4 comentários:

  1. Que lindo!! Grata por mais esse presente e já ansiosa pelos estudos deste ano!!💓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melina, estou preparando uma coisa nova para este ano no meu consultório. Nosso primeiro encontro, provavelmente, se dará no terceiro sábado de fevereiro. Aviso antes. Aguarde! Bom ano para você e seus afetos.

      Excluir

"EU TENHO UM SONHO..."

Olá leitores, Os meus sonhos não são tão grandiosos quanto o sonho de Martin Luther King em seu discurso. Os meus sonhos são voltados ao meu...