Caros leitores amigos,
O livro do mês de nosso Clube de Leitura foi "Persuasão" de Jane Austen.
Jane Austen é a queridinha dos britânicos - seus livros usualmente são transformados em filmes ou séries de TV - como exemplos cito "Razão e Sensibilidade" e "Orgulho e Preconceito". "Persuasão" portanto também deve ter sua versão para as telas embora eu não tenha checado.
Este livro foi o último romance que a autora escreveu e foi publicado em 1818 postumamente (Jane Austen - 1775-1817).
A obra traz um vívido retrato de época com as convenções e costumes da sociedade rural inglesa do começo do século XIX e conta a história de um casal, os quais, 8 anos após o rompimento de seu noivado, reencontram-se em circunstâncias adversas daquelas do passado.
O livro é denso, com poucos diálogos, pouca descrição das paisagens e dos locais onde a história se passa, entretanto, a riqueza das descrições fica por conta dos pensamentos, emoções e sentimentos dos personagens, principalmente de Anne, a personagem central do enredo.
Eu, particularmente, gostei do livro, talvez por ser psicóloga e "entrar" no mundo interno dos personagens sempre me fascina. Nesse quesito, o de opinar sobre o livro, não houve consenso geral, isto é, algumas pessoas não gostaram da obra, exatamente por essa característica, embora a discussão tenha sido acalorada discutindo-se exatamente a personalidade dos personagens.
Confesso que não é, em minha opinião, uma obra com grandes doses de suspense, surpresas, mistério e aventura, mas cumpriu o seu papel de descrever os hábitos e costumes daquela sociedade inglesa do começo do século XIX.
Por ser um livro bom, recomendo a leitura e, a ideia que fica é que a pessoa que é persuadida a realizar o que outros determinam para sua vida acaba frustrando-se por não viver aquilo que seu coração dita.
Boa semana!
Valeu pelo alerta do último parágrafo.😉
ResponderExcluir