quarta-feira, 6 de março de 2024

"NARCISO E GOLDMUND"

Caros leitores,

"Narciso e Goldmund" ("Narziss und Goldmund" no original) é um filme alemão de 2020 e está na plataforma de "streaming" da Prime Video/Amazon.

A resenha do filme não traz muitas informações.  A história é baseada num conto do escritor e pintor alemão Hermann Hesse.  Entre suas obras estão "Sidartha", "Demian", "O lobo da estepe", "O jogo das contas de vidro".

O tema principal é o relacionamento de amizade de dois meninos, aspirantes a monge num mosteiro no alto de uma montanha na Alemanha - é retratado, creio eu, no período dos séculos XVII e XVIII - há uma cena da peste negra (embora uma epidemia/pandemia deu-se, pelo que entendemos hoje, em todos os séculos; creio que uma em cada século). Numa resenha que li sobre o filme afirma-se que se passa na Idade Média.

A história inicia-se quando Goldmund é deixado no mosteiro por seu pai para estudar. O abade do local coloca-o aos cuidados  de outro aluno um pouco mais velho, chamado Narciso. Então os dois tornam-se amigos.

Passados quinze anos, os meninos, mais velhos, agora rapazes - Goldmund torna-se indócil dentro do mosteiro e resolve sair pelo mundo - encontra muitas mulheres, aprende um ofício - a escultura e encontra a mulher da sua vida.  Narciso, que nutria uma paixão silenciosa por Goldmund, torna-se abade, sufocando seu amor, mas indo ao encontro do seu chamado como religioso.

Um acontecimento trágico leva Goldmund de volta ao mosteiro, onde termina sua existência na companhia de Narciso.  

Um dos pontos interessantes do filme é que Goldmund em sua peregrinação pelo mundo, entre outras coisas, busca encontrar sua mãe - ele não conseguia mais lembrar do rosto dela, entretanto nunca a encontrou.

Um belo filme que traz reflexões.  Eu recomendo.

Boa semana!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA A SÃO PAULO

Caros leitores, Este ano, em nossa ida para Sampa para visitar amigos que lá deixamos, visitamos 15 pessoas.  O ano passado ficamos 6 dias e...