sábado, 28 de setembro de 2024

"MARINA"

Caros leitores,

O livro de setembro de nosso Clube de Leitura foi "Marina" do espanhol Carlos Ruiz Zafón.


Desta vez é o livro de um autor contemporâneo - foi escrito em 1999 - é o livro favorito do autor e é considerado um livro juvenil - de minha parte até concordo, pois em nossa discussão, cada um de nós foi levado a relembrar passagens da adolescência.

O Google me informou que o autor faleceu em 2020 de câncer aos 55 anos. Embora trabalhasse como roteirista em Los Angeles, nunca quis adaptar seus livros para o cinema - ele afirmou numa ocasião: "Para mim, estes livros são uma homenagem à literatura, à palavra escrita.  Portanto, transformá-los para o cinema ou televisão, são uma traição."

O autor se expressa muito bem com suas palavras e embora tenhamos lido traduzido, o idioma espanhol, assim como o português, tem uma raiz latina e,  com certeza a fluidez de sua linguagem é realmente a mesma em ambos os idiomas.

A história é extraordinária e inimaginável - somos levados a lugares misteriosos - do internato onde o personagem principal Óscar mora até uma casa onde Marina e seu pai residem - ambos, Óscar e Marina acabam se aventurando pelas ruas de Barcelona (me deu vontade de conhecer essa cidade) onde vão até o cemitério do bairro de Sarriá e também adentram um casarão com aspecto de abandono onde lá eles têm suas primeiras surpresas.  Quem quiser saber o que havia lá, sugiro ler o livro.  Ele é muito agradável de ler e embora possua algumas ideias estranhas é fácil gostar de sua leitura.

Dentro da história do casal protagonista há outra história com começo, meio e fim.

Como é de praxe num livro para jovens este contém suspense, mistério, terror, drama, aventura, memórias e um pouco de romance.

Na capa do livro há uma frase do personagem Óscar que é um chamativo para a leitura e que, felizmente não nos decepciona ao final - na minha opinião, é um chamativo que é real - diferentemente de propagandas de certos produtos que acabam sendo uma decepção ao adquiri-los. 

Cá está a frase: "Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma.  Este é o meu."

Bora ler o livro? Eu gostei e recomendo.

Boa semana!



 

2 comentários:

VISITA A SÃO PAULO

Caros leitores, Este ano, em nossa ida para Sampa para visitar amigos que lá deixamos, visitamos 15 pessoas.  O ano passado ficamos 6 dias e...