quarta-feira, 2 de outubro de 2024

FRUSTRAÇÃO E SENSAÇÃO DE FRACASSO

Olá leitores,

Antes de adentrar o tema, vamos buscar seus significados no dicionário Aurélio.

Frustração: Psican. Estado de quem, por ausência de um objeto ou por um obstáculo externo ou interno, é privado da satisfação dum desejo ou necessidade.

Fracasso: 1. Desastre, desgraça; 2. Ruína, perda; 3. Mau êxito, malogro.

Até que a diferença é fácil de perceber ao olharmos essas definições no dicionário, entretanto existem situações em que confundimos as duas sensações e, como não as temos melhor definidas, mostra-se difícil para nós resolvermos essas questões dentro de nós mesmos.

Por exemplo, imaginemos que nossa vida esteja patinando, sem sair do lugar e então advém uma sensação de fracasso, onde parece nada dar certo, temos a tendência de culpar outras pessoas, situações ou até a maré de azar pelo que nos acontece.

Em nossa cultura não fomos acostumados a refletir sobre nossos fracassos, pelo contrário, somos constantemente levados a crer que só através do sucesso é que teremos condições de nos desenvolvermos melhor e assim alcançar o triunfo.

Na frustração, como o dicionário definiu, havia uma situação exclusiva, a qual você esperava um desfecho específico que não ocorreu.  O desânimo, a tristeza invade sua pessoa e, se você não se vigiar, você pode abrir a porta "para a entrada de sua irmã gêmea, a sensação de fracasso."

Assim, como lidar com essas duas sensações, quando elas ocorrem, uma vez estas serem tão similares? Primeiramente observar as situações em questão e refletir sobre suas diferenças, pois para cada uma delas necessitamos de estratégias diversas.

"O limite entre frustração e sensação de fracasso é tênue.  É uma questão de crença, posição mental e escolha."

Para facilitar um pouco, separá-las-ei em duas colunas.

Frustração

Dói, mas motiva outras buscas.

É emoção positiva, mostra que o problema está em você.

Pode se transformar em impulso motivador.

Ela diz: "Não foi desta vez, recomece e ache o caminho."

Sensação de fracasso

Trava a sua vida.

É algo mais sério, de efeitos mais nocivos.

É uma avaliação injusta, um juízo inibidor e de censura, um atestado de menos valia.

Ela diz: "Você não é capaz."

Em nosso exercício de autoconhecimento pode ser que alguns de nós já tenhamos enfrentado esses dois sentimentos.  A frustração me parece ser um sentimento inesperado, embora assim o seja para aqueles indivíduos mais incautos.

Muitas pessoas que resolvem tirar sua própria vida têm essa dificuldade em lidar com a frustração e acabam transformando-a em sensação de fracasso - dentro dessas pessoas existe um gigantesco ego envolto em orgulho, vaidade, perfeccionismo.  

O que todos nós necessitamos entender é que a vida é simples, nós a complicamos. À frente de situações que devemos enfrentar tenhamos sempre um plano B, ou seja, entendamos que nem sempre nossas expectativas serão preenchidas e quando não o sejam, que possamos buscar a coragem, a paciência, a esperança e a fé dentro de nós.

Para não cairmos em frustrações, observemos o que esperamos dos outros - muitas vezes eles, os outros, não têm realmente como preencher nossas expectativas.

Então como fazer para que nossa frustração não se encaminhe para a sensação de fracasso? Ermance Dufaux sugere: "Acolha sua frustração, transforme-a em arrependimento produtivo.  Ela pode ajudá-lo muito no recomeço em direção às suas metas."

Boa reflexão!


 

3 comentários:

  1. Maior do que a frustração de desistir, é a frustração de não ter tentado.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde esses sentimentos deveriam ser olhados de uma outra forma aonde está escrito que tudo tem que ser na hora e na forma que desejamos temos que perceber qual a mensagem a experiência que estamos recebendo e aceitar como uma oportunidade abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Sônia. Olá pessoal. Tema importante para reflexões. Questões como essa deixam em evidência o quão necessário é mantermos a mente em equilíbrio, o pensamento saudável diante da vida e suas adversidades. Nenhum de nós terá uma vida uniforme, sem obstáculos ou lições e algumas dificuldades. Situações que ensejam o sentimento de frustação ou fracasso acredito até que façam parte da vida, no sentido de que em algum dado momento todos nós iremos estar diante de fatos de insucesso. Serve como aprendizado para o nosso desenvolvimento pessoal, moral e espiritual. Fiquemos atentos e cuidemos da nossa mente! Abraços!

    ResponderExcluir

SEJA GRATO APESAR DOS PERCALÇOS DA VIDA

Olá leitores, A 12ª regra do terceiro livro de Jordan Peterson "Além da ordem - mais 12 regras para a vida" trata da gratidão.  Já...